Trilha do Rio do Boi - Itaimbezinho

Trilha do Rio do Boi - Itaimbezinho

Trekking no Rio do Boi

 

Localizada no Parque Nacional Aparados da Serra, o trekking do Rio do Boi é uma caminhada realizada dentro do Canyon Itaimbézinho.


Você que procura uma aventura completamente diferente das convencionais, num cenário parecido com o filme “O Senhor do Anéis” não pode deixar de conferir o Trekking no Rio do Boi. Natureza intocada, preservação total, fazem com que esta trilha seja uma das atrações mais belas entre as várias existentes na região de Cambara do Sul e Praia Grande.


Chegando a Praia Grande – SC, procure a APCE “Associação Praia-Grandense de Condutores de Ecoturismo”. Lá você encontrará guias credenciados para lhe acompanhar nesta expedição ao interior do Canyon.


O trekking tem um percurso total (ida e volta) de 8.400 metros realizados em aproximadamente 8 horas. Seu início é dado no posto de fiscalização do IBAMA onde deve pagar a taxa de preservação. A trilha vai até a Cachoeira Grande onde é feita a última parada e de lá se retorna ao início pelo mesmo caminho.


Durante toda a caminhada podem-se tirar belas fotografias das paisagens que jamais irá esquecer. Ao longo vai ser possível realizar várias paradas para lanche e o melhor de tudo, banhos no rio e nas diversas cachoeiras que enfeitam os gigantes muros verdes do Canyon, que chegam medir incríveis 720 metros de altura.


Esta trilha é uma das poucas oficialmente abertas no Parque Nacional Aparados da Serra, juntamente com as trilhas do Vértice e a do Cotovelo, realizadas na parte superior do Itaimbézinho.


É incrível observar todo o poder da natureza que de uma semana para outra transpõe o rio de um lado para o outro, devido ao grande fluxo de água gerado pelas chuvas. Um lugar onde só se escuta o som das aves, insetos e o estalar das pedras que se chocam conforme a força das águas. Belos animais tornam todo o caminho animado e com mais cor.


Você vai atravessar o Rio do Boi, aproximadamente 30 vezes, sendo que todo o terreno é de pedra, isso exige certa firmeza e ao mesmo tempo flexibilidade do aventureiro.  Em determinadas travessias a água pode passar da altura dos joelhos, mas isso só faz com que o hiking tenha mais adrenalina e a recompensa emocional no fim do percurso seja maior.


Desta vez não se preocupe em levar água, dependendo do que o seu guia informar, você poderá beber direto do Rio. Mas não deixa de levar protetor solar devido a grande exposição ao sol. Lanche leve também não pode ficar de fora, pois, a aventura é longa e os banhos abrem o apetite.

             

            Indispensável o uso de bota para Trekking, esqueça o tênis, pois caso contrário, a possibilidade de virar seu pé ou entalá-lo nas pedras é gigante.


A roupa deve proporcionar liberdade de movimento, porque depois do primeiro banho, não ira mais secar, assim diminuindo sua elasticidade.

           

            Utilize um par de bastões de caminhada e carregue uma mochila de ataque. 20 a 25 litros já é o suficiente.

            Mantenha-se firme e curta o momento.

          Necessitando atendimento específico para este roteiro, entre em contato conosco através do fone (54) 3295 1678 eu Murilo Basei e a equipa da Gaudério Adventure ficaremos felizes em lhe auxiliar!

Ofertas especiais para assinantes

Inscreva-se e se mantenha atualizado.